30/06/2009

Flash - animações


Olá a todos que se encontram nesta matéria. Veremos aqui quais as principais diferenças entre interpolações o qual são um total de 2 (forma e movimento), também descubrirá maneiras divertidas e eficazes para se fazer um trabalho rápido e agradável..





Conceito





É chamado de interpolação todos os cálculos de entre quadros que o flash fica responsável para o seu filme produzido, quando são criadas

animações quadro a quadro ( frame by frame ), é descartado o uso destas interpolações pois, manualmente serão reproduzidas as animações

sendo diferenciadas a cada frame.

Já quando criamos em um quadro ( frame ), um desenho qualquer, foto ou até mesmo vetor e em seguida pulando uma quantidade x destes

quadros (frames). Assim estariamos usando algum tipo de interpolação.



interpolações de movimento. ( motion tween )





Determina a necessidade apenas de um quadro inicial e final, não importanto a quantidade de quadros existentes entre meio a estes. Usa-se

quando temos que realizar algum tipo de movimentação dentro de nosso palco (stage) podendo usar seus efeitos de cores (transparência, brilho,

cores, etc...).

Pode ser utilizado de diversas maneiras pois este tipo de interpolação é o que possui sua linha do tempo (timeline) mais sensível, nos

proporcionando mais facilidade com seu uso.






Vamos criar uma animação quadro a quadro



PASSO 1

Ao abrir seu flash versão que utilizarei será a cs3, mas podem utilizar apartir da versão 8.
Escolham flash document na tela de arquivo

novo.


PASSO 2

Pressione ctrl + j ( document properties), para configurar seu palco de trabalho. w= 500px h= 400px fps= 20.


PASSO 3

No painel de ferramentas utilize a ferramenta de retângulo, atalho (R). Selecione uma cor no balde de tinta para o preenchimento de seu vetor.

Agora com a ferramenta de retângulo ainda selecionada, clique e arraste para criar seu retângulo na tela em branco. ( crie de um tamanho

razoavel, nem muito grande e nem tão pouco pequeno).


PASSO 4

Pronto seu primeiro quadro da animação foi criado, para proceguirmos em outro quadro (frame), precisamos criar um novo quadro. Existem várias

maneiras para isso a mais prática seria pressionar (F6), verificando se na Na linha do tempo (timeline), foi criado um novo quadro tendo agora dois

quadros cinzas com bolinhas pretas internas, caso não tenha criado pressione novamente (F6).


PASSO 5

No passo anterior criamos um novo quadro com o mesmo conteúdo do quadro um em mesma posição, agora pegando a setinha preta atalho (v)

ou indo no painel de ferramentas, selecione dando dois cliques no preenchimento de seu retângulo e mova-o para um outro local qualquer.


PASSO 6

Repita o processo do passo 4 e 5 novamente.


PASSO 7

Desta maneira temos agora três quadros chaves com o mesmo conteúdo em posições diferentes. Pressione (ctrl + enter) para visualizar, reparem

que este tipo de animação não satisfaz sua ideia de animação pois vêmos que os quadros mudam bruscamente de posição.


Esta foi a animação quadro a quadro. Trabalhosa, antipática e menos compensatória.



Criando agora então uma interpolação de movimento.


PASSO 1

Primeiro iremos criar uma nova camada. Acesse o menu (insert>timeline>layer) ou (inserir>linha do tempo>camadas).


PASSO 2

Nesta nova camada (layer2), reparem na linha do tempo que temos dois quadros em branco sendo que o primeiro temos um quadro chave em

branco. Selecione o primeiro quadro desta camada criada ( o que tem um quadro chave em branco ), escolha uma nova cor nas cores de

preenchimento no painel de ferramentas e crie uma elipse, atalho (o).


PASSO 3

Após ter criado nosso quadro chave mudou, reparem na linha do tempo (timeline), agora esta cinza com uma bolinha preta. Como a animação

quadro a quadro temos apenas três (3) quadros, iremos nesta escolher trinta (30) quadros, para que possamos reparar melhor em nossa

interpolação de movimento.


PASSO 4

Na linha do tempo, selecione o quadro trinta (30) da camada superior (layer2), com este agora selecionado precione (F6) para criarmos um quadro

chave idêntico ao primeiro desta camada. Escolha a ferramenta de seleção atalho (v), selecione a elipse e mova-a de local. Pronto terminamos

nossa animação, restando apenas colocarmos a interpolação.


PASSO 5

na camada (layer2), entre os quadros um (1) e trinta (30), clique em qualquer um destes com o botão direito do mouse e escolha (create motion

tween), é a primeira opção do menu que irá apareçer. Agora esta camada estará de cor roxa e com uma linha de seta dentro dela, assim

reconheçemos que temos uma interpolação de movimento neste trecho da camada. Pressione (ctrl + enter) para visualizar o trabalho.



Apresentação





Em sua visualização no flash player (quando pressionar ctrl + enter) estarão juntos tanto sua animação quadro a quadro como sua interpolação de

movimento, reparem que a interpolação fica mais agradável, suave, e mais rápida do que (quadro a quadro). Desta forma deixamos o flash

(programa utilizadO) responsável pelo cálculo de movimento entre o quadro chave inicial e final.



Interpolação de forma





Temos os mesmos passos da interpolação de movimento porém, ao invés de utilizarmos no passo 5 acima, o (create motion tween) será criado

(create shape tween). Porém as versões anteriores ao FLASH CS3, não disponibilizam com o botão direito no quadro da camada.

Para isso deverá ser selecionado o quadro entre os quadros chaves da camada onde irá ponhar seua interpolação de forma, indo no painel abaixo

da tela, propriedades haverá uma opção chamada TWEEN, onde seu valor estará como NONE, este valor deverá ser mudado para shape. Quando

o mudar repare sua camada na linha do tempo, estará de cor verde com uma seta interna.



Fonte: Rodrigo luiz genz

arquivo .fla para download clique aqui.
download .swf para visualização clique aqui.


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