16/06/2009

A tipografia - Composição e paginação

Abaixo uma publicação bem detalhada do que é a tipografia.

A tipografia (do grego typos — "forma" — e graphein — "escrita") é o processo de criação e feitura de tipos, quer metálicos, quer de fontes digitais.

Erroneamente, a tipografia também é definida como a composição de um texto, física ou digitalmente. Contudo, esta actividade deve ser designada por composição e/ou paginação. O design gráfico também é frequentemente descrito como «tipografia».

Em Portugal e espanha, «tipografia» também é um termo usado popularmente para designar uma empresa/oficina de composição e impressão (a «gráfica»).



Composição e paginação

Como no design gráfico em geral, o objetivo principal da composição e paginação é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa.

A composição tipográfica deve ser legível, considerando o contexto em que o impresso é lido e os objectivos da sua publicação.

A composição e paginação é realizada através da escolha adequada de fontes tipográficas, do layout de texto, a sensibilidade para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos na página.

Todos esses factores são combinados para que o layout tenha uma “ressonância” apropriada ao conteúdo abordado. No caso dos print media, os designers gráficos devem preocupar-se com a escolha do papel adequado, da tinta e dos métodos de impressão.

Com o advento da computação gráfica, a tipografia digital ficou disponível para designers gráficos. Hoje qualquer um pode escolher uma fonte e compor textos.

Mas essa democratização tem um preço, pois a falta de conhecimento e formação adequada criou uma proliferação de textos mal diagramados e fontes tipográficas mal escolhidas.

O conhecimento adequado (know-how) do uso da tipografia é essencial para os designers que trabalham na composição e no design de comunicação, ou seja, na relação de texto e imagem.

A tipografia é um dos pilares do design gráfico e uma matéria necessária aos cursos de design. Para o designer que se especializa nessa área, a tipografia revela-se um dos aspectos mais complexos e sofisticados do design gráfico.

Fonte: Paulo heitlinger


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário