14/07/2009

Marketing de relacionamentos e estratégias


Olá a todos, andei pela net procurando informações sobre marketing e como se relacionar melhor com seu cliente. A partir daí temos vários destaques e pontos a se analizar. Dentre todos os posts, comentários, notícias enfim tudo que descobri mais o que sei, resume-se a esta matéria, espero que gostem e reflitam..





Com a globalização do mercado, as organizações têm que ter atenção redobrada com os clientes que estão cada vez mais exigentes, pois, a cada dia aparecem novas tecnologias e novos tipos de produtos e serviços. Em função disso, conhecer estratégias que garantem a manutenção e a lealdade dos clientes se faz cada vez mais necessária.

Os objetivos desse trabalho são: Analisar a importância da fidelização dos clientes nas organizações modernas; investigar e explorar o siginificado de fidelizar clientes; indicar caminhos para o processo de montagem de um plano de fidelização de clientes.

Neste sentido, algumas questões se colocam: Qual a definição de marketing de relacionamento? O que caracteriza o cliente? O que é a fidelização do cliente? Quais são as estratégias de fidelização do cliente?
Desta forma, abordaremos no primeiro capítulo as definições e principais teorias de marketing de relacionamento.

Quando se fala de marketing de relacionamentos, necessariamente mencionam-se os clientes, imprescindíveis neste contexto, pois, de modo geral cliente é aquele que compra os produtos das empresas, sendo ele a base de qualquer negócio, é a razão deste trabalho. Entende-se marketing como a arte de vender produtos, porém, a sua meta principal de fato é tornar o esforço de venda supérfluo. Busca-se na verdade o máximo de conhecimento sobre o cliente para que o produto ou serviço acabe se adaptando ao seu gosto e se venda por si só.
Deste modo, o segundo capítulo constará de indagações a respeito do cliente, seu perfil e o que representa para as organizações.
Recentemente a fidelização de clientes tem sido abordada por um número significativo de pesquisadores. Cliente fiel é aquele que volta sempre a organização por estar plenamente satisfeito com o produto ou com o serviço. A fidelização nada mais é que o processo pelo qual o cliente se torna fiel.

Deste modo, no terceiro capítulo, serão apresentados os conceitos de fidelização e de algumas estratégias, técnicas e ferramentas deste processo.
Justifica-se abordar o tema porque mais do que nunca é preciso que as organizações se esforcem no sentido de fortalecer a relação com seus clientes. O cliente fiel é mais barato e gera maiores oportunidades de negócio para a empresa. Manter o cliente fiel à empresa por muitas vezes é difícil, mas ao mesmo tempo essencial para sobrevivência da mesma.



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