24/06/2009

Criando um banner animado em Flash


A seguir neste post um passo a passo de como fazer um banner atrativo com fotos. Programa para este trabalho recomendo Adobe flash cs3, mas também pode ser feito a partir do macromedia flash 8. Veja o exemplo abaixo:



download | visualizar arquivo





Instruções sobre webstandards , técnicas de codificação, como dar mais ênfase a sua acessibilidade beleza e usabilidade dentro de seus padrões. junto com esta matéria, também um slide.




Muitos desenvolvedores já adotaram os Webstandards, mas seguem apenas os padrões que beneficiam a produção das páginas. Existem técnicas de codificação que podem aumentar a acessibilidade, a usabilidade e a beleza das páginas, mas elas não estão muito difundidas.





Passo 1.


Procure fotos para o seu banner, fotos limpas ( sem textos ou propagandas ).


Passo 2.


Pressione Ctrl + J tecla em seu teclado, irá abrir a janela (Document Properties) e crie suas definições de altura e largura, em meu caso usarei W=800 por H=600. Ou se preferir utilize as mesmas dimensões do seu doucment como as dimensões da foto. Selecione cor branca como cor de fundo (background color). Defina o seu filme flash da taxa de quadros o (frame rate) de 44fps e clique em OK.


Passo 3.


Vamos Renomear a camada atual para foto 1. Para isso Dê um duplo clique sobre seu nome (Camada 1), se estiver em inglês como o meu estará como (layer 1). Pressione a tecla Enter para confirmar depois de ter digitado o novo nome!


Passo 4


Escolha agora Arquivo> Importar> Importar para a fase (Ctrl + R) ou em inglês ficando (File > Import > Import to stage) e importar qualquer foto das que baixou. Enquanto a fotografia ainda estiver selecionada, vá para o painel Align, pode-se abri-lo pelo atalho (Ctrl + K) e faça o seguinte:

1. Certifique-se que o Alinhar / Distribuir a Fase, em inglês (to stage) o botão é ligado,

2. Clique no botão Alinhar ao centro horizontal e

3. Clique no botão Alinhar ao centro vertical.




Passo 5.


Enquanto a fotografia ainda estiver selecionada, precione a tecla F8 (Converter para Símbolo) para convertê-la em um clipe de filme, em inglês (movie clipe) Símbolo.






Passo 6.


Clique agora no frame 30 da camada (foto 1) e pressione a tecla F6. para inserir um quadro-chave.


Passo 7


Volte no primeiro quadro (frame) de sua camada , escolha a ferramenta de seleção atalho (V) e clique uma vez sobre a foto para selecioná-la. Em seguida, vá para o Painel de Propriedades localizado na parte inferior de sua tela, caso não estiver aberto pressione (Ctrl + F3). À direita, você verá o menu Color. Selecione Avançado (advanced) no mesmo, clique no botão Configurações e faça os ajustes como segue:
red (vermelho)-255

green (verde)-255

blue (azul)-255

alpha (transparencia)- 0


Passo 8


Pressione o Botão direito do mouse em qualquer lugar na área cinzenta da camada (foto 1) entre os dois quadros-chaves (keyframes) e escolha Create Tween Motion a partir do menu que aparecer, é a primeira opção deste menu que surgiu.


Passo 9


Clique agora no quadro (frame) 100 e pressione a tecla F5. Irá preencher com quadros (frames).


Passo 10


Crie uma nova camada acima da camada (foto 1) e nomeá-la como máscara.


Passo 11


Selecione a camada máscara, pegue a ferramenta Rectângulo, atalho (R) e desenhe um retângulo com as medidas W15 x H800px e coloque-o na posição, como é mostrado na imagem abaixo!






Passo 12


Clique agora no quadro (frame) 30 da camada máscara, pressione (F6) para inserir um quadro-chave, selecione a ferramenta de seleção ou atalho(V) e faça como é mostrado na imagem abaixo!






Passo 13


Clique agora no frame 45 da camada (máscara), pressione (F6) para inserir um quadro-chave, selecione novamente a ferramenta de retângulo ou atalho (R) e desenhe um retângulo com as dimensões do tamanho da tela (stage), no meu caso usei w800 x h600, então estas serão minhas medidas. Veja a imagem abaixo!






Passo 14


Com o Botão direito do mouse em qualquer lugar na área cinzenta entre os quadros (frames) 1 e 30 e quadros (frames) 30 e 45 na linha do tempo da camada (máscara) e escolha Create Shape Tween (criar interpolação de forma) a partir do menu que apareçe. No meu caso com o flash cs3 ou cs4 existe esta opção. Caso utilize uma versão anterior a estes, deverá de ir abaixo no inspetor de propriedades e alterar o (tween) none para shape.


Passo 15


Clique agora no frame 100 da camada máscara e pressione a tecla F5, para completar os quadros desta máscara. Agora para finalizar esta camada (máscara), precisamos transformar ela em uma verdadeira máscara, para isto clique com o botão direito do mouse sobre o nome da camada (máscara) e escolha MASK, talvez em português esteja máscara. Prontinho, para testar pressione ctrl + enter.

Estamos agora com a primeira foto pronta. Repita esse processo também para todas as outras fotos que desejar adicionar neste banner.


Download do projeto.fla


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário