23/06/2009

Excel - Solução 1: Formulários Agradáveis, Sem Uso de "Funções"

Você já imaginou ter todos os formulários que você usa na sua empresa, numa pasta do Excel? E melhor, com as formas e as cores que você quiser? Só tem um pequeno detalhe: você entende de VBA (Visual Basic for Application)? Se não entender, não tem problema, isto é exatamente para você.
O que você necessita é conhecer os dados que devem estar contidos no seu formulário - por exemplo: um RECIBO (não um recibinho, sujo, feio, rasurado) - mas sim, um RECIBO com um padrão gráfico de dar inveja a qualquer um.




Dados: Valor numérico, valor por extenso, nome de quem recebe, nome de quem paga, documento de quem recebe, data e assinatura.
Pois bem, digite esses dados em sua planilha - (em qualquer lugar da sua planilha e não precisa obedecer nenhuma ordem - o essencial é ter todos os dados).
Depois disso, abra a barra de DESENHO e com as opções de "autoformas" desenhe o seu recibo utilizando retângulos (cantos não arredondados) - mantenha pressionada a tecla "Alt" para facilitar o posicionamento dos retângulos no interior das células.
Quando estiver pronto o "desenho" do seu recibo faça o seguinte:
a) selecione o primeiro retângulo a receber o primeiro dado;
b) mantenha selecionado o retângulo e clique na "barra de fórmulas" e digite o sinal de igual " = ";
c) clique na célula cujo dado você quer transferir para esse retângulo.
d) ... pronto!!
Faça isso em cada retângulo do seu desenho.
Os dados de origem, sempre que alterados, causarão efeito de alteração também no seu formulário.
Para ter uma noção do quanto é fácil, divertido e eficaz, veja o video no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=a7nwqUcLcNg
Desta mesma forma você pode organizar todos os formulários que você utiliza - e, um detalhe: além de não necessitar conhecimentos de VB ainda, sequer necessita de qualquer "função" e fórmulas - bom, isso, na verdade, é somente o sinal de igual.
Aproveitem.... isto também foi feito pensando em solução.

Um comentário:

  1. muito bom ;) realmente existem diversas maneiras de se divertir em um excel claro diversão com educação coisa que nem todos gostam... uma pena

    muito bom post vlw lucio

    ResponderExcluir

deixe seu comentário