23/06/2009

O que incluir nos Rodapés


Antes de ir para a concepção sobre como exatamente o rodapé, vamos falar de elementos comuns para incluir em rodapés e os importância de cada um. Claro, você não precisa incluir todos esses itens, basta utilizar esta lista para coletar idéias.





Mapa do Site



Usabilidade é a primordial importância no web design. Disponibilizar um mapa do site no rodapé, não importa quão pequena, melhora a usabilidade. É um daqueles pequenos elementos que muitas vezes passam despercebidas, mas são ocasionalmente útil para alguns. Uma vantagem de fornecer um mapa do site é a sua conveniência para os utilizadores. Um mapa do site é simplesmente uma lista detalhada das páginas de um site, divididos em categorias. Diz exatamente ao usuário que páginas e informações podem ser encontradas no site e fornecer acesso a essas páginas.



um rápido "Sobre" ou "Contato" Informações.


Esta é uma boa idéia para freelancer portifólios,sites de empresas e outros sites semelhantes. Normalmente, quando procurava informações sobre um site, muitas vezes deslocava-me para o rodapé. Colocando essas informações, há uma boa maneira de fornecer informações facilmente acessíveis em todas as páginas.



Certifique-se de tornar as informações relevantes, no entanto. Manter "Sobre" conteúdo para um único parágrafo, uma breve em algumas frases que descrevem o site que está em causa. Para informações de contato, inclua apenas um endereço de e-mail e número de telefone. Sempre certifique-se de incluir um link para a plena "Contato" ou "About" page.



Voltando para os links do topo.


Outro elemento utilizável comumente encontrado em rodapés é a "voltar ao topo" link. Quando um usuário rola para baixo para encontrar informações no rodapé, não quero ter que percorrer todo o caminho de volta para o topo da página. Sim, eles podem usar o "Home" botão no seu teclado (mas que nem sequer está incluída em todos os teclados), mas a maioria dos usuários não sabe sobre essa função. O "voltar ao topo" é um desses pequenos detalhes que realmente se torna um grande passo no reforço da usabilidade. A colocação deste link é geralmente um pouco acima do rodapé ou mesmo no fundo do rodapé.



Link para o mapa inteiro do site.


Às vezes pode não caber os links para todas as suas páginas no rodapé do mapa do site. Neste caso, você pode visualizar um mapa do site condensada no rodapé e, em seguida, adicionar um link ao lado para todo o mapa do site.



Estilizando Rodapés


Um bom estilo é essencial para qualquer design de website. Ele não só melhora a aparência, mas a visualização do conteúdo do site. É sempre bom pegar referências de outros sites para que possa adquirir mais experiência e poder criar o seu estilo no rodapé de seu site.



Mostrar Hierarquia


Não esquecer a importância de uma boa tipografia, de qualquer modo. Um bom rodapé, não só é limpo, mas está previsto a ser scaneado. Um usuário deve ser capaz de olhar para a informação rapidamente sem ficar confuso. Foque-se Mais importante ainda, mostra a hierarquia do conteúdo. Olha para a tela abaixo. Observe que cada coluna começa com um forte e inequívoco título. Um pouco de espaço segue o título e, em seguida, vem o conteúdo. O título é essencial porque ele pega o usuário e diz a eles o que está nessa coluna. Este detalhe faz uma pequena legibilidade encontrar informações mais fácil e não deve ser menosprezada.



Um bom estilo em listas


Como boa tipografia, um bom estilo é importante para o site mapas. Espaçamentos tem sido um grande tema deste artigo, assim vamos começar lá. Adequadamente o espaçamento fora da lista de itens é essencial em Web design, porque melhora a legibilidade e foco. O mesmo vale para outras listas e mapas do site no rodapé. Além disso, certifique-se que a coluna títulos são dadas mais espaço em branco do que itens de lista, para melhor transmitir a hierarquia.

Fronteiras pode ser usadas para separar lista de elementos. O bevels (relevo) reproduz uma aparência agradável deixando melhor definir a lista de itens. Outra tendência é a lista separada itens com linhas pontilhadas.



Fonte: www.smashingmagazine.com
tradução: rodrigo luiz genz in google.com
link para continuação da matéria original http://www.smashingmagazine.com/2009/06/17/informative-and-usable-footers-in-web-design/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário