21/06/2009

Vetores e Bitmaps

Olá a todos, alguns ainda não tem noção da diferença absoluta entre vetores e bitmaps. Pois bem em todo ambiente na parte da informática tanto um quanto o outro é bem utilizado, não posso dizer-lhes que um é melhor que outro por que ambos possuem vantagens e desvantagens. espero que entendam lendo essa matéria completa.





Vetores



Os vetores ou gráficos vetoriais são desenhados na tela a partir de cálculos matemáticos que descrevem segmentos geométricos em linhas ou curvas. A principal vantagem desta característica está no fato de que as propriedades na imagem não perdem qualidade quando níveis altos de ampliação são aplicados. Se uma imagem vetorial á aumentada ou sua visualização é aproximada, sua aparência não se altera, significando uma grande versatilidade na confecção de impressos de grandes tamanhos, como cartazes, banners e outdoors. Ao aumentar as dimensões da imagem, os cálculos matemáticos são refeitos e aplicados automaticamente pelo programa, assegurando a nitidez dos traçados e de suas linhas de composição.



A desvantagem de uma imagem do tipo vetor é sua limitação em sição de traçados geométricos, essas imagens não possuem as propriedades necessárias para a apresentação dos elementos visuais necessários para a composição de uma fotografia. Vetores não são digitalizados e sim traçados.


Bitmaps



Bitmaps ou mapas de bits são imagens formadas pela junção de pequenos pontos coloridos, denominados pixels. A composição ordenada dos pontos forma, então uma imagem fotográfica. A desvantagem desse tipo de imagem esta no fato da iminente perda de qualidade quando é hiper dimensionada. No jargão da informática, quando uma imagem bitmap apresenta-se com perda de qualidade devido ao excessivo aumento de tamanho, é comum usar a expressão pixels estourados.



Em fotografias em preto-e-branco, curiosamente os pixels também são coloridos, porém apenas em tonalidades da escala de cinza, ou seja, a partir do preto – ausência total de cor – até o gradativo clareamento – tons cinzas.
Para evitar perda representativa de qualidade ao aumentar o tamanho de uma imagem bitmap, é necessário que a mesma seja digitalizada em alta resolução. Quanto maior a resolução, maior será o número de pixels da imagem. Ao contrário das imagens vetoriais, não existem cálculos matemáticos para reformular a disposição dos pixels quando a imagem é redimensionada.


Fonte: Treinamento prático em coreldraw - eduardo moraz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário