21/06/2009

Com EXCEL, brincando e solucionando

Olá meus amigos

Já de algum tempo para cá, um bom complemento dos conhecimentos de um profissional das áreas administrativa, contábil, financeira, de recursos humanos, e outras, tem sido a sua capacidade de solução utilizando uma planilha eletrônica.

Pois então, vou auxiliá-lo naquilo que for possível. Mais brincando que esquentando. Vamos ver as coisas "simples" que o Excel nos oferece.

Utilizando uma planilha eletrônica, de modo especial o Excel, do pacote Microsoft Office...

Os amantes do Excel, sejam benvindos...
Os necessitados do Excel, que sejam aqui saciados.
Os amedrontados pelo Excel se encorajem atentando para as matérias que aqui serão disponibilizadas.

Vou me esforçar para implantar um novo conceito de aprendizado de Excel - certamente será do agrado de muitos - possìvelmente, do seu também.

Em termos de conceito, propriamente dito, o que o Excel representa para você?
Sim, independente da sua área de atuação: se você trabalha num escritorio, ou se usa somente para substituir uma antiga calculadora que não funciona mais, ou se usa somente para marcar quanto tomou emprestado dos outros, ou ainda, se você já abriu o Excel várias vezes em sua tela e percebeu que tudo o que tem ali são retângulos, muuuuitos retângulos - pior, sem cor - e como eu disse em uma matéria em outro endereco, retângulos sem cor e sem sabor. Vamos, aos poucos, mas com rapidez, botar cor e sabor em nossa tela, tendo como ferramenta o Excel.

Analise as três situações abaixo:

"CURSO DE EXCEL" - nível BÁSICO
"CURSO DE EXCEL" - nível INTERMEDIÁRIO
"CURSO DE EXCEL" - nível AVANÇADO

Agora eu me pergunto: " Será que essa divisão por níveis não está somente subestimando a capacidade de aprendizado de quem está estudando?"
Ora, pois... quem sou eu para estabelecer que a matéria X está classificada no nível Avançado ou qualquer outro, se não conheço a capacidade do aluno em assimilar as matérias ou, ainda, em que tipo de solução o aluno utilizará os seus conhecimentos de Excel?

Agora sim... se você entendeu o que eu quis dizer, será fácil aprender Excel.

Porque?

Primeiro: Eu não uso essa divisão por níveis em termos de Excel - minhas divisões são por "tipo de solução" - o que veremos nas próximas matérias.
Segundo: Eu não ensino Excel - é você quem aprende.
Terceiro: Eu ensino a você desenvolver as SOLUÇÕES que você necessita, utilizando, como ferramenta, o Excel.

Se eu lhe ensinar a função do Procv do Excel, com certeza você vai achar meio complicado - e mais certeza ainda: você não vai conseguir aprender e sim "decorar" os passos dessa função - com um pequeno detalhe: o dia em que você tiver algum trabalho a fazer que utilizaria essa função, você sequer vai se lembrar dessa função - mas, por outro lado, se eu ensinar a calcular o valor do Imposto de Renda numa folha de pagamento ou o Inss ou buscar o valor do salário de um funcionário que está numa lista X, com certeza, você vai se lembrar dessa função durante muito tempo - aliás, não vai mais se esquecer dela.


Bem, meus amigos, vamos ter uma sequência de matérias interessantes doravante.

Participe, critique, fale tudo, desde que seja solucionável com a ferramenta "Excel".

Aproveitem... serão feitas pensando em solução!

Um comentário:

  1. muito boa a descrição do bebefício e utilização desta ferramenta lucio está de parabéns novamente ;)

    veremos a seguir o que teremos de seus posts precisar mantenha contato

    ResponderExcluir

deixe seu comentário