21/06/2009

PHP - introdução

Um programador atualmente, precisa estar hábito a programar em pelos menos duas linguagens de programação(sendo uma para criar programas que rodem dentro do sistema operacional e outra para criar programas que rodem em um servidor de internet), e dois bancos de dados diferentes, digo isso, pois não estou querendo dizer bancos que usam a estrutura SQL como MySQL e PostgreSQL, e sim, tecnologias diferentes.


Eu começarei hoje a falar do PHP, uma linguagem de internet, interpretada, que sem dúvida alguma, ao lado do ASP, é uma das tecnologias mais usadas para internet da atualidade.

Para criar programas em PHP, primeiramente você precisa de um editor bom, eu uso até hoje o bloco de notas para alterações básicas, mas recomendo firmemente o phpDesigner, que pode ser "adquirido nestes sites de torrents".
Para rodar seu programa agora, você precisará de um servidor de internet, se colocar no google "Apache PHP Tutorial", certamente você encontrará vários tutoriais para instalação dos mesmos.

Com tudo funcionando, você ja pode começar a criar seus programas para internet.

PHP

Se trata de uma linguagem interpreta, no qual os dados partem do computador do usuário, vão para o servidor de internet, que os identifica e envia para o interpretados do PHP, depois os resultados voltam para o computador do usuário.
As páginas do PHP, obviamente possuem a extensão .php, podendo esta variar para .php3, php4, etc. Dentro destas páginas, os códigos do php são identificados pelo servidor da seguinte maneira:



Todos os dados que o PHP processa, são impresos para o usuário pelas funções echo e print. Ex:


Para vocês testarem, irei colocar aqui um script simples e funcional.


Espero ter ajudado os iniciantes, meu próximo post será algo mais avançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário