20/06/2009

Cores RGB

Breves orientações sobre cores rgb e também o mito do duelo entre rgb e cmyk coisa que não deveria existir pois são distintas as aplicações.




RGB

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mistura das cores

RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas.

O modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática, de Young-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell. O uso do modelo RGB como padrão para apresentação de cores na Internet tem suas raízes nos padrões de cores de televisões RCA de 1953 e no uso do padrão RGB nas câmeras Land/Polaroid, pós Edwin Land.

Representação Numérica

Uma cor no modelo de cores RGB pode ser descrita pela indicação da quantidade de vermelho, verde e azul que contém. Cada uma pode variar entre o mínimo (completamente escuro) e máximo (completamente intenso). Quando todas as cores estão no mínimo, o resultado é preto. Se todas estão no máximo, o resultado é branco.

Uma das representações mais usuais para as cores é a utilização da escala de 0 à 255, bastante encontrada na computação pela conveniência de se guardar cada valor de cor em 1 byte (8 bits). Assim, o vermelho completamente intenso é representado por 255, 0, 0.

Assim também usando o sistema binário (base 2) é possível representar os sistema de cores pela banda RGB semelhante ao uso do 255.Só que a cada 255, usamos o número 1, e para zero o seu próprio valor.Para cada 8 cores - 8 bits.

  • Branco - RGB(1,1,1)
  • Azul - RGB(0,0,1)
  • Vermelho - RGB(1,0,0)
  • Verde - RGB(0,1,0)
  • Amarelo - RGB(1,1,0)
  • Magenta - RGB(1,0,1)
  • Ciano - RGB(0,1,1)
  • Preto - RGB(0,0,0)

Outro sistema adaptado é o tipo numérico real. Valores decimais para definir tons da cor. São eles utilizados da seguinte forma RGB(0.554,1,0.200) o que gera a cor verde-limão.

Nos programas de edição de imagem, esses valores são habitualmente representados por meio de notação hexadecimal, indo de 00 (mais escuro) até FF (mais claro) para o valor de cada uma das cores. Assim, a cor #000000 é o preto, pois não há projeção de nenhuma das três cores; em contrapartida, #FFFFFF representa a cor branca, pois as três cores estarão projetadas em sua intensidade máxima.

As cores são complementares às do sistema CMYK - Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (blacK/Key) - e a sua mistura forma a cor branca.


Fonte: wikipédia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário